Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Notícias

09/Set

Rota de Turismo Rural de Quilombo comemora um ano com expressivos resultados

Um cenário formado por quedas de água, rios e montanhas que revelam um verdadeiro espetáculo da natureza, além de propriedades rurais com terra produtiva e gente empreendedora – um cenário perfeito para curtir e apreciar a natureza. Estamos falando de Quilombo, município situado no oeste catarinense, que vem obtendo destaque pela habilidade para produzir, preservar o meio ambiente e proporcionar qualidade de vida.

Além dos bons índices na educação, saúde, habitação e segurança, o município vem se consolidando cada vez mais no segmento de turismo, tanto que na manhã desta quinta-feira (20), um café da manhã reunindo autoridades, produtores rurais e imprensa, marcou a comemoração de um ano da Rota de Turismo Encantos Rurais de Quilombo.

A Rota que faz parte do Vale das Águas foi concretizada por meio de um projeto realizado em parceria entre Conselho Municipal de Turismo, Sebrae/SC, Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Quilombo (ACIQ), representantes da sociedade civil, e é destinada a quem busca viver uma experiência diferenciada no campo conhecendo técnicas de produção, aprendendo com o modo de vida do agricultor, se encantando com a natureza e partilhando boas energias. Até o momento, mais de mil pessoas entre grupos de estudantes, famílias e idosos, tanto da região quanto de outros Estados e países vizinhos, já visitaram as propriedades. Antes de iniciar as atividades, os produtores implementaram melhorias, aproveitando potenciais naturais existentes em suas propriedades, com o suporte dos profissionais do Sebrae/SC.

“Estamos celebrando o aniversário da Rota e o fato de estarmos no caminho certo. Apostamos em um projeto que já é vencedor. Vamos mostrar que temos muita coisa linda para aproveitar. Somente em nossa Rota temos produtos de excelência como o mel que é comercializado em todo o País, um vinho premiado, licores que estão ultrapassando as fronteiras, entre outros produtos e serviços de referência. Temos muito a comemorar e novos desafios pela frente”, destacou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvia Nowalski que assessorou os trabalhos juntamente com a consultora Karla Hall e o apoio da gestora local do programa Marieli Musskopf.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, reconheceu a importância das parcerias para estruturar e desenvolver o projeto, bem como do compromisso dos profissionais envolvidos. “Como Sebrae, estamos em Quilombo porque o município quer e luta para que as coisas aconteçam. A relevância da integração, da compreensão das dimensões e a vivência no dia consolidou a Rota que nos surpreende pelos expressivos resultados”, observou, lembrado que o LIDER – projeto que envolve os 22 municípios da área de atuação da Amosc – elencou entre as prioridades trabalhar o turismo e, a partir de agora, ajudará no fortalecimento das próximas ações”.

O prefeito Silvano de Paris mencionou os potenciais turísticos e destacou que o município avança a partir de um trabalho realizado há anos. “Com isso, conquistamos o reconhecimento de Quilombo com o Selo + Turismo, uma certificação concedida pelo Ministério do Turismo que garante ao município prioridade na liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur). Somos um dos 20 municípios do Brasil e o único do oeste a obter esse Selo. E essa conquista não foi por acaso, mas sim porque mostramos que além do plano, existe de fato a potencialidade e o comprometimento de todos os que se envolveram nas ações”.

O presidente da ACIQ e do Vale das Águas, Rodrigo Conci, ressalta que a cidade “tem grandes potenciais e, além da parte termal, cachoeiras, lagos, o turismo rural é uma delas. Queríamos oportunizar uma fonte de renda complementar aos agricultores, valorizar a nossa história e mostrar os diferenciais históricos. Quando tivemos consultoria do Sebrae, as coisas começaram a se organizar e começamos a desenvolver tudo isso”.

Para Conci, a comemoração desse primeiro ano é essencial pelos resultados significativos. “Recebemos mais turistas do que imaginávamos e percebemos que temos condições de potencializar cada vez uma região a ser turística, pois temos matéria-prima e pessoas com uma receptividade maravilhosa. É gratificante ver o resultado e a felicidade dos participantes”.

A ROTA

A Rota proporciona um passeio que encanta, pois alia a natureza às transformações humanas, sem deixar de lado a história e a preservação dos recursos naturais, bem como os costumes típicos do campo. Seis propriedades integram o roteiro Encantos Rurais de Quilombo – Sítio Favaretto, Fazenda ASB, Casa do Mel, Cachaçaria da Dona Nelva, Vinícola Busnello e Panificados da Dona Paulina. No próximo ano, haverá inclusão do Salto Saudades no percurso, o que fortalecerá ainda mais o turismo regional. Para isso, serão realizadas obras de estruturação que incluem a construção de uma passarela e um mirante.

Cada espaço de visitação tem sua particularidade, mas o foco é um só: a integração da natureza e do homem. A aposta do município é a de valorizar os potenciais que a cidade e o campo oferecem: águas termais, equipamentos de lazer e um interior riquíssimo em belezas naturais. Além disso, Quilombo possui muitas agroindústrias, com diversidade e qualidade de produção, e um resultado de excelência em muitos produtos como no caso do mel, do licor e do vinho, por exemplo.

Cleusa Molinett destacou a satisfação em fazer parte da Rota. “Nosso município é belo e as propriedades estão estruturadas para receber os turistas”, comentou a empreendedora que é uma das proprietárias do Sítio Favaretto – propriedade que preserva recursos históricos e mantém a originalidade da propriedade de seus pais. “Temos estruturas antigas que demonstram como era a produção e o cuidados com os animais no campo e que hoje estão desativados, espaços para trilhas em meio à natureza, cultivo de frutas e uma casa estruturada para receber visitantes que queiram passar alguns dias no local. Os resultados desse primeiro ano são excelentes”.


Matéria: Ricardo Souza / ChapecóOnline.



Outras Notícias

14
Nov
Toni Sando: O papel de um Convention & Visitors Bureau no Brasil
Por muitas vezes, o trabalho de um Convention & Visitors Bureau (CVB) é confundido com o de uma Secretaria ou Empresa Pública de Turismo.É verdade que,... Leia Mais
13
Nov
Conheça 8 megatendências para o Turismo em 2019
Ter acesso a uma base de dados com nove dígitos faz da Booking.com uma voz importante no mercado quando o assunto é o subjetivo exercício da futurologia.Não... Leia Mais
13
Nov
SC tem nova aduana de turismo na fronteira com Argentina
Foi inaugurada nesta segunda-feira (12) uma nova aduana para turistas na fronteira com a Argentina. O novo posto fica na cidade de Paraíso. A aduana de... Leia Mais
13
Nov
Iniciam os preparativos para o Natal 2018
Os preparativos para o Natal em Chapecó já começaram. Desde a última semana iniciou na Praça Coronel Bertaso, no Centro, a montagem dos cenários que irão... Leia Mais

Nossos Parceiros