Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Notícias

09/Set

Rota de Turismo Rural de Quilombo comemora um ano com expressivos resultados

Um cenário formado por quedas de água, rios e montanhas que revelam um verdadeiro espetáculo da natureza, além de propriedades rurais com terra produtiva e gente empreendedora – um cenário perfeito para curtir e apreciar a natureza. Estamos falando de Quilombo, município situado no oeste catarinense, que vem obtendo destaque pela habilidade para produzir, preservar o meio ambiente e proporcionar qualidade de vida.

Além dos bons índices na educação, saúde, habitação e segurança, o município vem se consolidando cada vez mais no segmento de turismo, tanto que na manhã desta quinta-feira (20), um café da manhã reunindo autoridades, produtores rurais e imprensa, marcou a comemoração de um ano da Rota de Turismo Encantos Rurais de Quilombo.

A Rota que faz parte do Vale das Águas foi concretizada por meio de um projeto realizado em parceria entre Conselho Municipal de Turismo, Sebrae/SC, Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Quilombo (ACIQ), representantes da sociedade civil, e é destinada a quem busca viver uma experiência diferenciada no campo conhecendo técnicas de produção, aprendendo com o modo de vida do agricultor, se encantando com a natureza e partilhando boas energias. Até o momento, mais de mil pessoas entre grupos de estudantes, famílias e idosos, tanto da região quanto de outros Estados e países vizinhos, já visitaram as propriedades. Antes de iniciar as atividades, os produtores implementaram melhorias, aproveitando potenciais naturais existentes em suas propriedades, com o suporte dos profissionais do Sebrae/SC.

“Estamos celebrando o aniversário da Rota e o fato de estarmos no caminho certo. Apostamos em um projeto que já é vencedor. Vamos mostrar que temos muita coisa linda para aproveitar. Somente em nossa Rota temos produtos de excelência como o mel que é comercializado em todo o País, um vinho premiado, licores que estão ultrapassando as fronteiras, entre outros produtos e serviços de referência. Temos muito a comemorar e novos desafios pela frente”, destacou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvia Nowalski que assessorou os trabalhos juntamente com a consultora Karla Hall e o apoio da gestora local do programa Marieli Musskopf.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, reconheceu a importância das parcerias para estruturar e desenvolver o projeto, bem como do compromisso dos profissionais envolvidos. “Como Sebrae, estamos em Quilombo porque o município quer e luta para que as coisas aconteçam. A relevância da integração, da compreensão das dimensões e a vivência no dia consolidou a Rota que nos surpreende pelos expressivos resultados”, observou, lembrado que o LIDER – projeto que envolve os 22 municípios da área de atuação da Amosc – elencou entre as prioridades trabalhar o turismo e, a partir de agora, ajudará no fortalecimento das próximas ações”.

O prefeito Silvano de Paris mencionou os potenciais turísticos e destacou que o município avança a partir de um trabalho realizado há anos. “Com isso, conquistamos o reconhecimento de Quilombo com o Selo + Turismo, uma certificação concedida pelo Ministério do Turismo que garante ao município prioridade na liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur). Somos um dos 20 municípios do Brasil e o único do oeste a obter esse Selo. E essa conquista não foi por acaso, mas sim porque mostramos que além do plano, existe de fato a potencialidade e o comprometimento de todos os que se envolveram nas ações”.

O presidente da ACIQ e do Vale das Águas, Rodrigo Conci, ressalta que a cidade “tem grandes potenciais e, além da parte termal, cachoeiras, lagos, o turismo rural é uma delas. Queríamos oportunizar uma fonte de renda complementar aos agricultores, valorizar a nossa história e mostrar os diferenciais históricos. Quando tivemos consultoria do Sebrae, as coisas começaram a se organizar e começamos a desenvolver tudo isso”.

Para Conci, a comemoração desse primeiro ano é essencial pelos resultados significativos. “Recebemos mais turistas do que imaginávamos e percebemos que temos condições de potencializar cada vez uma região a ser turística, pois temos matéria-prima e pessoas com uma receptividade maravilhosa. É gratificante ver o resultado e a felicidade dos participantes”.

A ROTA

A Rota proporciona um passeio que encanta, pois alia a natureza às transformações humanas, sem deixar de lado a história e a preservação dos recursos naturais, bem como os costumes típicos do campo. Seis propriedades integram o roteiro Encantos Rurais de Quilombo – Sítio Favaretto, Fazenda ASB, Casa do Mel, Cachaçaria da Dona Nelva, Vinícola Busnello e Panificados da Dona Paulina. No próximo ano, haverá inclusão do Salto Saudades no percurso, o que fortalecerá ainda mais o turismo regional. Para isso, serão realizadas obras de estruturação que incluem a construção de uma passarela e um mirante.

Cada espaço de visitação tem sua particularidade, mas o foco é um só: a integração da natureza e do homem. A aposta do município é a de valorizar os potenciais que a cidade e o campo oferecem: águas termais, equipamentos de lazer e um interior riquíssimo em belezas naturais. Além disso, Quilombo possui muitas agroindústrias, com diversidade e qualidade de produção, e um resultado de excelência em muitos produtos como no caso do mel, do licor e do vinho, por exemplo.

Cleusa Molinett destacou a satisfação em fazer parte da Rota. “Nosso município é belo e as propriedades estão estruturadas para receber os turistas”, comentou a empreendedora que é uma das proprietárias do Sítio Favaretto – propriedade que preserva recursos históricos e mantém a originalidade da propriedade de seus pais. “Temos estruturas antigas que demonstram como era a produção e o cuidados com os animais no campo e que hoje estão desativados, espaços para trilhas em meio à natureza, cultivo de frutas e uma casa estruturada para receber visitantes que queiram passar alguns dias no local. Os resultados desse primeiro ano são excelentes”.


Matéria: Ricardo Souza / ChapecóOnline.



Outras Notícias

17
Dez
Em clima de fim de ano São Carlos se prepara para receber visitantes
São Carlos se prepara para receber visitantes Já em clima de Natal e com a programação recheada de eventos, a cidade de São Carlos, no Oeste do Estado... Leia Mais
17
Dez
Segunda noite de Natal Encantado anima xaxinenses na Praça Frei Bruno
Segunda noite de Natal Encantado anima xaxinenses na Praça Frei BrunoUm show de arte e de cultura xaxinense. Assim foi a noite de sexta-feira (14) na Praça... Leia Mais
17
Dez
COMTUR: ferramenta de fomento ao turismo
Chapecó, 14 de Dezembro de 2018Entenda qual o papel do Conselho Municipal de Turismo no incentivo e desenvolvimento econômico de ChapecóO setor turístico... Leia Mais
17
Dez
Temer libera até 100% de capital estrangeiro nas aéreas
As empresas aéreas nacionais poderão ter até 100% de capital estrangeiro em seus negócios. O presidente Michel Temer assinou hoje medida provisória derrubando... Leia Mais

Nossos Parceiros